AS FORÇAS QUE MOVEM A HISTORIA SÃO AS MESMAS QUE MOVEM O CORAÇÃO DO HOMEM
Sentimo-nos provocados a propormos algumas perguntas para aprender o uso da razão através das circunstancias que nos alcançam.
1. Neste momento histórico, estou reagindo ou estou levando em conta todos os fatores da realidade que estão à minha volta?
2. Estou me abrindo a um dialogo, sem medo, assim como faziam os primeiros cristãos? Que experiência de diálogo fiz neste período também com pessoas que têm outra visão das coisas? Posso afirmar que o outro é realmente um bem para mim?
3. Neste contexto social e político o que significa encarar os medos de todos com uma resposta diferente? Descobri dentro de mim algum acento da criatura nova?
4. Posso identificar na minha experiência que a certeza vem do que somos convidados a olhar?
5. O bem comum não é algo imposto mas algo que nasce da experiência de alguém e, conforme é vivido pelos outros, vai sendo reconhecido como um bem para todos. Acho ingênua demais esta proposta?
6. A fé está me ajudando a abrir-me para responder as necessidades das pessoas do meu entorno em família, no trabalho, com os amigos, até chegar as urgências que encontramos cada dia na nossa cidade?
O conhecimento de Jesus a que Dom Giussani nos incentiva não é para nos tirar do real, das circunstâncias, mas para encher da Sua presença cada gesto, qualquer «atividade associativa, operativa, caritativa, cultural, social, política» Julián Carrón.
A beleza deste momento é a possibilidade de fazermos um caminho juntos e também através disso pode crescer a nossa amizade!
COMPANHIA DAS OBRAS BRASIL
VEJA VÍDEO DO EVENTO PROVOCADO PELO JUIZO ACIMA:
Comments