WhatsApp Image 2022-04-12 at 16.20.47.jpeg

10º FÓRUM NACIONAL DA CDO

NA POLÍTICA,
O PROTAGONISTA
É O EU

01 e 02 de JULHO - Presencial em SP e Online

Da mudança de mentalidade nasce um novo “eu” que constrói com os outros.

Diante de uma realidade que nos desafia em tantas frentes (guerras, pandemia, desemprego e eleições, etc), o que realmente está em jogo para cada um de nós? É possível sermos protagonistas sem sermos absorvidos por ideologias e polarização de discursos? Como enfrentar as diversas narrativas que nos são impostas cotidianamente? Qual o nosso papel na história?

 

A companhia das obras (CDO Brasil) propõe em seu 10º fórum nacional e no centenário de nascimento de Don Luigi Giussani, fundador do movimento católico Comunhão e Libertação do qual nasce a experiência da CDO, um momento de reflexão e testemunhos que nos ajudarão a verificar a fundo esses desafios com inteligência e originalidade, conhecer exemplos inspiradores de protagonistas de uma mudança eficaz e durável, através do próprio trabalho.  Será também um importante momento para aprofundarmos a consciência de quem somos, nos percebermos como agentes realmente políticos, e não peças descartáveis em um jogo polarizado de narrativas.

 

A CDO é uma associação que tem como objetivo ajudar empresários, organizações sem fins lucrativos, gestores e profissionais a desenvolver empresas e atividades profissionais para o bem comum, enfrentado os desafios culturais e de negócio sob uma perspectiva original e completamente humana.

 

Venham participar presencialmente do 10° fórum nacional da Companhia das Obras, de 1 a 2 de julho em SP.

LOCAL:

ATST São Paulo, Rua Félix Guilhem, 227 - Lapa de Baixo, São Paulo - SP, 05069-000, Brasil

Alejandro-Anibal-Luis-R01.png

Sexta-feira, 01 de julho às 19h30

Cenários e Tendências

​Um olhar sobre o contexto atual e perspectivas futuras que desafiam e impulsionam uma construção político-social mais humana.

  • Anibal Fornari - Doutor em Filosofia pela Universidade Lateranense de Roma. Professor da Universidade Católica e da Universidade Nacional do Litoral de Santa Fe. Pesquisador na área de filosofia (antropologia e filosofia política) no CONICET (Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas da Argentina). Diretor da Faculdade e Diretor Organizador do Doutorado em Filosofia. Autor de mais de uma centena de publicações em revistas internacionais da especialidade.

  • Alejandro Bonet - Advogado, Pós-graduado em Doutrina Social da Igreja Católica, Universidade Lateranense, Roma. Professor Honorário de “Doutrina Social da Igreja”, Seminário da Arquidiocese de Santa Fé “Instituto Superior Particular Incorporado N° 4062 – San Juan de Ávila” e do Seminário Arquidiocesano de Rosário, Província de Santa Fé.

  • Luis Rasquilha – CEO da Inova Consulting e da Inova Business School. Professor da Fia e da Fundação Dom Cabral, é autor e co-autor de mais de 18 livros sobre marketing, comunicação, futuro, tendências e inovação. Também é colunista da MIT Sloan Management Review Brasil

Sábado, 02 de julho às 10h00

CLICK LEITURA

Ler , imaginar e criar despertam possibilidades de construir individualmente aquilo que pode reverberar no coletivo.
Uma releitura da obra A Hora da Estrela, de Clarice Lispector, pelo olhar do Click Leitura: aprendizagem experiencial e literária

  • Viviane Belga - leitora de histórias, professora universitária e da educação básica

  • Jordana Maurício - psicóloga, psicodramatista, atriz de Teatro Playback.

Sábado, 02 de julho às 10h30

Na Política, o Protagonista é o EU.

O EU como protagonista da política. É possível em uma sociedade líquida o EU ser sujeito de construção? É possível gerar lugares de educação ao bem comum e da política? Para enfrentarmos esses temas propomos um diálogo com os fundadores de duas obras sociais que transformaram pessoas em situações de alta vulnerabilidade.

  • Dario Odifreddi, Economista, presidente da obra social de formação ao trabalho, Piazza dei Mestieri, Torino - Itália 

  • Silvio Cattarina, Psicólogo, fundador e presidente da comunidade terapêutica “L’imprevisto”, Pesaro - Itália

Jordana e Vivi.png
Dario e Silvio.png
Marco-Cleuza-Luciana-Martionei.png

Sábado, 02 de julho às 15h00

A Vida em Ação - Testemunhos

Uma companhia em caminho: testemunhos e experiência

  • Luciana Chinaglia Quintão - Fundadora e Presidente Banco de Alimentos

  • Marco Antônio Bragança de Matos - Secretaria Municipal de Saude de Belo Horizonte 

  • Martionei Gomes -  Superintendência CDM - Cooperação para o Desenvolvimento e Morada Humana.

  • Cleuza Ramos - Fundadora e Presidente da ATST - Associação dos Trabalhadores Sem Terra de São Paulo

Sábado, 02 de julho às 17h30

CdO - Uma Amizade Operativa

O que significa educar o EU diante das mudanças exigidas pelo mundo do trabalho? Qual o poder de transformação que carregamos a partir da autoconsciência de quem somos como pessoa e protagonista na história?  Um diálogo que leva em consideração as 3 premissas do Senso Religioso, primeiro livro e ponto de referência do caminho educativo proposto por Don Giussani, que recuperamos no seu centenário.

  • Diálogo com Guido Bardeli (Presidente da CdO Italia) e Fabiano Molina (Presidente da CdO Brasil)

Fabiano e Guido - 2.png