ASSOCIADOS
A CdO é uma realidade atípica dentro da cena de associação brasileira, e é assim porque coexistem três realidades distintas: empresas, organizações sem fins lucrativos e pessoas físicas. O nosso desafio é tornar visível a utilidade desta convivência e propor os seus frutos a todos. Empresas ou indivíduos podem estar associados à CdO apenas através de escritórios locais da Associação. De acordo com seu tipo, os parceiros podem pertencer ao campo lucrativo (PME), sem fins lucrativos (associações e organizações sem fins lucrativos que operam no terceiro setor) e indivíduos.
Empresas
As empresas associadas são realidades empresariais ou profissionais destinadas à produção de bens ou serviços para o lucro.
Sem fins lucrativos
O grupo de entidades sem fins lucrativos abarca todas as realidades de qualquer natureza, canalizando a dinâmica atual do serviço voluntário para os necessitados e visando a desenvolver: atividades de cuidado, de saúde, de cultura, de educação, de formação; parcerias de esporte e lazer; cooperação para o desenvolvimento local, nacional ou internacional; reciclagem e formação profissional em exercício; e, dada a especial urgência do problema do emprego, a criação de empregos.
Colaboradores
Na área de Colaboradores, reúnem-se as solicitações e as necessidades que o indivíduo encontra no cotidiano (empregado, empreendedor, conselheiro, consumidor, operador social, responsáveis da administração pública). A CdO, reconhecendo a centralidade da pessoa, incentiva e apoia ações individuais no respeito pela liberdade de escolha e criatividade. Segue também o princípio da subsidiariedade e de solidariedade, a fim de promover a dignidade civil da pessoa e o reconhecimento social do valor do trabalho humano, independentes ou dependentes, especialmente favorecendo o aumento das oportunidades de emprego e promovendo o trabalho autônomo. Áreas de intervenção: trabalho e formação, solidariedade e subsidiariedade, saúde, seguros, educação, mercado financeiro, agregação e cultura.
"Cada empreendimento nasceu e se desenvolveu para tentar responder de forma sistemática e estruturada às necessidades que surgem na vida de quem começa e de quem ajuda a concretizar ."
Bernhard Scholz, Presidente CdO Internacional (2008 à 2019)