Dulcineia Solange Rocha Azevedo Gomes: Pedagoga com especialização em Administração Escolar e na Área Social e de Políticas Públicas, há 20 anos é responsável da Associação Menino Deus. Atua em implementação na área de Gestão em Programas de Crianças, Adolescentes, Jovens e Idosos e Projetos Sociais.
Mauro Battuello: Formado em Ciências Agrárias pela Universidade de Turim, foi eleito vereador de Turim por três vezes consecutivas. Hoje é membro do Diretório Nacional da CdO Obras Sociais da Itália e membro do Executivo Nacional, presidente e membro de órgãos de controle na gestão dos fundos para as associações de voluntariado, conselheiro administrativo do Ufficio Pio della Compagnia di San Paolo e coordenador do Fórum Nacional do Terceiro Setor da Itália. Trabalha também na Fundação Piazza dei Mestieri, uma empresa social educativa.
Silvio Cattarina: Nascido em Storo in Trentino, formou-se em Sociologia em Urbino, trabalhou na Comunidade Terapêutica de Gradara e ajudou a fundar a Comunidade Terapêutica de São Carlo de Cesena, e depois trabalhou no gerenciamento de outras comunidades do gênero. Também possui graduação em Psicologia e escreveu dois livros contando sua experiência, pelos quais ganhou alguns títulos na Itália.
Silvia Brandão: Psicóloga, formou-se em Psicologia na PUC-SP e fez mestrado e doutorado em Educação na Universidade de São Paulo. Tem experiência em Educação Básica como professora e coordenadora educacional. No Ensino Superior atuou como docente nos cursos de Pedagogia, Moda e Licenciatura em Artes Plásticas. Pesquisa principalmente os temas: formação integral, formação de professores, identidade, pesquisa (auto)biográfica e cultura.
Bernhard Scholz: Presidente internacional da Companhia das Obras desde abril de 2008, Bernhard Scholz estudou Ciências Políticas e História Moderna na Universidade de Monastério e Friburgo em Brisgóvia, e sua tese de conclusão de curso tinha como tema O processo de racionalização em Max Weber. Trabalhou como jornalista e supervisionou o Serviço de Imprensa da Arquidiocese de Friburgo. Ao mesmo tempo, aprofundou as questões relacionadas com as relações públicas, comunicação interna e cultura organizacional da empresa. Desde o final dos anos noventa, ele se dedica especificamente a consultoria e treinamento de gestão em empresas multinacionais, internacionais e empresas italianas de pequeno e médio porte. Desde 2006, coordena na Fundação para a Subsidiariedade (Fondazione per la Sussidiarietà), uma academia para líderes de pequenas e médias empresas chamada Scuola d’Impresa.
Rafael Marcoccia: É graduado em Comunicação Social e Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003) e possui mestrado e doutorado em Ciências Políticas na mesma instituição. É professor do departamento de Ciências Sociais no Centro Universitário FEI desde 2008. Dedica-se à pesquisa sobre os princípios personalista, de solidariedade, de subsidiariedade e bem comum – aplicados à Doutrina Social da Igreja –, além de atuar nas áreas de participação popular, movimentos sociais urbanos, sociedade civil e Estado.
Otoney Reis de Alcântara: Advogado há mais de 20 anos, especialista em Direito do Trabalho e em Direito Constitucional, possui também formação em Filosofia. Sócio proprietário da Alcântara Advogados Associados, um escritório de advocacia que já tem 16 anos.
Ana Gama Dias: Analista de Desenvolvimento Humano do Sistema Indústria, Confederação Nacional das Indústrias (CNI), na Gerência de Promoção de Saúde. Atua na coordenação do Sistema Voluntário, programa de voluntariado corporativo do Sistema Indústria. Formada em Psicologia pela Universidade de Brasília, com MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas.
Lemuel Simis: Formado em Relações Públicas e pós-graduado em Gestão de Projetos Sociais, iniciou sua trajetória na área de negócios sociais em 2012. Em 2017 se tornou sócio fundador e Diretor de Comunicação da Firgun, plataforma de empréstimos coletivos para empreendedores populares. Assim uniu duas paixões: impacto social e finanças.
Paola Gaggini: Engenheira Agrônoma formada na Universidade de Milão, é gerente geral da AVSI BRASIL nos estados do Rio de Janeiro, Goiás e Ceará. Trabalha há 13 anos no Brasil, primeiro pela Fundação AVSI e depois como AVSI BRASIL, com projetos de desenvolvimento financiados pelo setor público ou privado nos setores de educação, formação profissional, geração de renda e empreendedorismo. Na Itália atuava no setor da formação profissional de jovens e formação continuada para as empresas, realizando projetos financiados pela União Europeia (Fundo Social Europeu).
Ana Lúcia de Souza Lopes: Doutoranda e mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, é graduada em Administração de Empresas pelo Centro Universitário UNIFEI e especialista em Controladoria pela UPM. Possui aperfeiçoamento em Gestão do Terceiro Setor pela Associação dos MBAs da USP. É professora nos cursos de licenciatura e coordenadora de Apoio Pedagógico, ambos na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Leciona as disciplinas Ciência, Tecnologia e Sociedade na Educação, Métodos de Estudos em EaD, Tecnologias Digitais e Processos de Ensino e Aprendizagem, Princípios de Empreendedorismo e Projetos Empreendedores nos cursos presenciais e à distância. Tem como principais áreas de atuação: Tecnologias e Culturas Digitais na Educação, Educação Empreendedora e Formação de Professores. Possui publicações na área de metodologias e recursos digitais para a educação, produção de materiais didáticos, afetividade nas relações professor-aluno em contextos virtuais e formação continuada de professores.
*revisão e tradução:
Cláudio Cruz (revedoria.com)
Fabio Riva: Vereador na Cidade de São Paulo e Voluntário na Associação Educar para a Vida.
José Mario Brasiliense: Advogado formado pela USP, mestre e doutor em Administração Pública pela FGV-SP, há mais de 30 anos trabalha com projetos de melhoria da administração pública e capacitação de gestores públicos. Participou do governo de André Franco Montoro, que introduziu em São Paulo o novo paradigma da participação, descentralização e transparência na gestão pública. Possui experiência internacional em projetos de desenvolvimento e formação política nas Nações Unidas (UNIDO) e na Fundação Konrad Adenauer da Alemanha, entre outras. É fundador e presidente da Oficina Municipal, uma Escola de Cidadania e Gestão Pública parceira da Fundação Konrad Adenauer e de vários institutos empresariais e universidades. É membro da Ashoka Empreendedores Sociais desde 2007 e colabora com o fortalecimento do terceiro setor e das parcerias entre setor público e setor privado no campo social. Possui um master em Teologia pela Pontifícia Universidade Lateranense de Roma e é membro do Conselho Internacional da Comunidade Emanuel (França - Brasil).
Valéria Gomes Lopes: Formada em Letras pela UERJ e especialista em Linguística Textual, Literatura Infantil e Juvenil, Gestão da Educação Pública e Psicopedagogia. Há 30 anos na sala de aula como professora de Literatura, Língua Portuguesa e Redação. Paralelamente, foi diretora da Divisão de Apoio ao Educando da Secretaria Municipal de Educação, onde teve a responsabilidade do desenvolvimento pedagógico de 46 escolas municipais. Enquanto Coordenadora de Ensino Religioso Confessional e Plural, na Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro, implantou a disciplina em todos os 92 municípios, congregando cerca de 800 professores de diferentes credos. Atualmente no sistema privado como professora de Psicologia na Universidade Estácio.
João Matos Junior: Juiz de Direito Titular das Execuções Penais e Juiz Auxiliar da Presidência nos biênios 2015/2017 e 2017/2019. Graduado em direito pela UNIFAP; Especialista em Direito Processual Civil pela UNISUL; Professor credenciado da Escola Nacional da Magistratura para disciplina de Tecnologia da Informação para formação de Magistrados; Professor da Escola Judicial do Amapá para as disciplinas de processo civil, práticas cartorárias e tecnologia da informação; Coordenador do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema
Coordenador do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário; Coordenador da Secretaria de Gestão Processual Eletrônica; Coordenador da Secretaria Especial de Precatórios; Coordenador das Audiências de Custódia no Amapá; Membro do Comitê de Práticas Restaurativas no Poder Judiciário do Amapá; Membro da Câmara Nacional de Gestores de Precatórios.
Glorinha Guerreiro: Responsável Nacional da Coleta de Alimentos. Graduada em Letras pela Universidade Estadual de São Paulo – UNESP, com mestrado em Linguística Aplicada pela mesma Universidade. Atua como professora particular de inglês.
Grace Justa: Graduada em Direito pela UFRJ, delegada de polícia da Policia Civil do Distrito Federal desde 2006 e cofundadora do Instituto Umanizzare. Atualmente conduz projetos que proporcionam desenvolvimento humano e saúde mental através do autoconhecimento do acesso à cultura e do convívio social, privilegiando a arte e a beleza como mediadoras.
Fabrizio Pellicelli: Italiano residente no Brasil desde 1998, é mestre em Arquitetura pela Universidade dos Estudos de Roma “La Sapienza”, com especialização em “Restauração e tutela do patrimônio histórico”. É gerente regional da Fundação AVSI da América Latina e diretor presidente da AVSI Brasil. Em 2011, recebeu o título de Cidadão da Cidade de Salvador, por serviços relevantes prestados à cidade. Em 2017, recebeu do Presidente da República da Itália a condecoração “Cavaliere dell’Ordine della Stella d’Italia”, por conta das iniciativas promovidas no âmbito da cooperação ao desenvolvimento entre a Itália e o Brasil.
Monica Poletto: Presidente da CdO Obras Sociais. Formada em Economia e Comércio na Universidade de Turim, é membro da Ordem dos Revisores Oficiais de Contas na Itália e do escritório Triberti Colombo e Associati, que presta consultoria em conselho fiscal para empresas e organizações sem fins lucrativos.
Desde 2009 é presidente da Associação CdO Obras Sociais, que tem como associados mais de 800 entidades sem fins lucrativos. Desde 2010 é vice-presidente da Associação Companhia das Obras, que tem mais de 30 mil associados na Itália e no mundo.
Para a CdO, lida com trabalho de relações institucionais, organizações sem fins lucrativos e bem-estar, e coopera com o presidente no desenvolvimento das associações de fora da Itália, particularmente na América Latina.
Desde 2010 é membro do conselho legislativo do Fórum Nacional do Terceiro Setor na Itália, e desde 2015 é membro do seu comitê de coordenação.
Ela é a autora de alguns livros e outras publicações na área de organizações sem fins lucrativos.
Foi docente em direito de entidades sem fins lucrativos em cursos universitários de pós-graduação na Itália e em matéria de gestão de entidades sem fins lucrativos no exterior.
Fabiano Molina: Formado em Engenharia de Produção pela UFRJ (1994), possui MBA Executivo em Gestão de Negócios pela COPPEAD/UFRJ (2001) e pós-graduação em Gestão do Capital Humano pela FIA/USP (2006). Com mais de 23 anos na carreira de Recursos Humanos, atualmente é consultor de desenvolvimento organizacional e headhunter. Durante sua carreira, Fabiano exerceu a função de head de RH por 7 anos e trabalhou em empresas como Lojas Americanas, Fininvest, Itaú-Unibanco, Grupo Scalina, Fast Shop e Fnac Brasil, sendo sua última posição a de Diretor de Gente e Gestão da Fnac Brasil.
Atualmente também é o presidente no Brasil da Companhia das Obras e atua como professor convidado da PUC/SP para cursos de extensão relacionados à Gestão do Capital Humano.