7º Fórum Nacional da Companhia das Obras Brasil | 2018

CONSTRUINDO O BEM COMUM: Protagonistas numa mudança de época

A CdO é uma realidade singular dentro do cenário brasileiro de associação, e é assim pois coexistem três realidades distintas: empresas, organizações sem fins lucrativos e autônomos, do setor público e privado. Nosso desafio é tornar visível a utilidade dessa convivência e propor seus frutos a todos.

Dando continuidade ao tema dos ultimos dois fóruns, pretendemos abordar dentro da perspectiva do BEM COMUM as áreas do Trabalho, da Educação, das Políticas Públicas e da Sociedade.

Para se preparar, baixe o anexo clicando aqui.

“As forças que movem a história são as mesmas que tornam o homem feliz” (título do Meeting 2018).

A ruptura com o passado torna-se o imperativo categórico de uma geração que colocava sua esperança numa revolução das estruturas capaz de assegurar uma maior autenticidade de vida. Muitos crentes acreditaram no fascínio de tal perspectiva e fizeram da fé um moralismo que, dando por adquirida a Graça, se entregava aos esforços de realização prática de um mundo melhor.

 

O Papa Francisco afirma que “hoje não vivemos uma época de mudança, mas uma mudança de época” (Discurso no V Congresso Nacional da Igreja Italiana, Florença, 10 de novembro de 2015).

 

Por isso, é significativo que, nesse contexto, a um jovem todo empenhado na procura das “forças que dominam a história”, Dom Giussani tenha dito: “As forças que movem a história são as mesmas que tornam o homem feliz” (Luigi Giussani: A sua vida, Tenacitas, 2014, p. 426). Com estas palavras, desafiava-o a verificar quais são as forças que mudam a história, elevando o nível com que se devia medir a sua tentativa revolucionária.

 

Este não é lugar para um balanço histórico, mas podemos identificar alguns sintomas que surgem da situação atual do Ocidente. Voltamos a erigir muros, em vez de construir pontes. Temos tendência a nos fechar, e não a nos abrir ao outro que é diferente de nós. Cresce a indiferença, mais do que o desejo de tomar a iniciativa para uma mudança. Prevalece um sentimento de medo sobre a confiança no futuro. E perguntamo-nos se, neste meio século, o mundo se tornou mais habitável.

O que aconteceu a tal tentativa? O que é que ficou daquele desejo de mudar tudo?

 

(trechos de “MEETING 2018: A MENSAGEM DO PAPA FRANCISCO” texto completo aqui)

Patrocínio:

oficinamunicipal_branco-02.png
mei system_branco.png
Marca OP Global-white.png
unika_white.png
logo avsi_white.png
KAS_Logo_branco.png
Flytour_Business_Travel-logo-B027A65757-
Alcantara Advogados.png

Apoio:

logo-club_white.png

*revisão e tradução: 

Cláudio Cruz (revedoria.com)

© 2017 Companhia das Obras Brasil - Todos os direitos reservados